terça-feira, 13 de novembro de 2007

Coisas insanas do mercado financeiro

Alguns bancos internacionais como o Goldman Sachs e UBS recomendaram clientes a realizarem os lucros auferidos nos mercados emergentes. Isso significa demontar suas posições nos investimentos realizados nos países como o Brasil e México por exemplo e tirar os recursos desses países. Aconselham, mas não dizem as bases de fundamentação para essa decisão. Simplesmente colocaram em seus relatórios que achavam prudente retirar os recursos desses mercados.
Isso é muito ruim para o mercado, pois sinaliza um "medo" que sem nenhum fundamento econômico inicia uma fuga de capitais em acelerada. Gerando uma queda forte nas bolsas de valores desses países. E como serão necessários muitos dólares para remeter de volta ao país de origem (país do investidor), a alta demanda do dólar irá afetar o preço da moeda para cima.
Mas a sensatez das filiais locais desses bancos de investimentos (America Latina) minimizaram os relatórios que foram elaborados por outras filiais internacionais. E ressaltou que não era a posição global da Instituição.
Agora é aguardar para ver como o humor dos investidores irá tratar esse notícia.

Nenhum comentário: