quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Controle de custos no setor de serviços - Uma visão particular

Antigamente o preço era formado com base em custo, mas atualmente os preços são formados pelo próprio mercado (pela percepção de valor de quem demanda pelo produto ou serviço) e para entender se os custos atuais do seu produtos ou serviços permitem gerar um retorno adequado ao seu negócio, é imprescindível uma contabilidade de custos adequada - sistema conhecido como Targeting-Costing ou Custeio Alvo.
Infelizmente a contabilidade de custos é mais "levada a sério" pelo empresário da indústria que o da área de prestação de serviços. Percebo isso quando questiono algumas pessoas que atuam na área de serviços sobre qual o serviço de maior rentabilidade. O comum é que a resposta seja, na maioria das vezes, o de maior valor, mas será que é realmente isso? Na maioria das empresas prestadoras de serviços não existe uma alocação adequada dos custos por ordem de serviço ou cliente para uma apuração de custo correta.
Custo é estratégico e não deve ser negligenciado.

Nenhum comentário: