É uma técnica japonesa da área de qualidade. Bastante simples e muito eficaz quando bem utilizada.
A sua aplicação é baseada em várias experiências a qual chegaremos sempre ao “x” da questão após os cinco questionamentos.
Aprendi esta técnica em uma multinacional conhecida onde a maioria dos gestores (de qualquer nível) utiliza-se desta técnica e sempre obtém sucesso. Com isto gasta-se menos recursos na busca de soluções.
Um exemplo simples:
Por que faltou água na produção de hoje?
R: Porque usamos mais do que tínhamos programado e o tanque não estava cheio para o início da produção.
Por que o tanque não estava cheio para o início da produção?
R: Ontem foi domingo e não tinha ninguém para acionar a bomba
Por que a bomba não foi acionada ao final da ultima produção de sexta feira? Conforme o nosso padrão de operação?
R: Foi acionado sim, mas como não terminamos a produção da sexta feira, tivemos que usar parte da água na produção de sábado.
Por que a bomba não foi acionada no final da produção de sábado?
R: Porque o funcionário da área de manutenção não veio para a fábrica no sábado
Por que o funcionário da manutenção não veio junto com o pessoal do processo industrial?
R: Porque ele não foi convocado pela área de planejamento da fábrica.
Procure saber mais sobre esta técnica em livros de qualidade total e comecem a praticá-la.
4 comentários:
Na minha opinião, não é necessário convocar um funciónário da manuenção, apenas para ligar uma bomba após o término de uma produção, e sim orientar os funcionários da produção para ligar a bomba após a produção.
Você tem absoluta razã Luciano. Mas a idéia não era a de trazer uma pessoa somente para ligar uma bomba, mas mesmo em um sábado, a depender da criticidade do processo de produção é importante ter pelo menos 1 pessoa de cada área em uma unidade fabril. Este foi apenas um exemplo simples para um entendimento rápido. Obrigado pela sua participação e opinião.
Acho que o exemplo foi meramente ilustrativo para se exemplificar o processo. A técnica é válida, simples de ser aplicada, mas necessita de muita ponderação em sua utilização.
Com certeza Carlos, o exemplo é só ilustrativo. A idéia é gerar demanda para que as pessoas procurem entender mais sobre a técnica em outros veículos como cursos ou livros especializados. A idéia é criar a curiosidade dos leitores.
Postar um comentário