Saiu em um jornal de grande circulação uma pesquisa que mostra o incremento dos gastos do governo comparando 2007 em relação a 2006. Essa pesquisa constatou que os gastos totais do governo aumentaram em 13,32% comparando o ano de 2007 a 2006. O que preocupa, pois o nosso momento atual estima um crescimento econômico de 5% ao ano. A conta não fecha!
Com o gasto publico aumentando em níveis maiores que a inflação não teremos espaço para mais reduções de juros e com mais gente sendo contratada pelo governo. Isso aumenta a demanda/consumo, o que é um risco para o controle da inflação.
Além disso, há o outro lado da moeda que é a questão tributária. Como teremos mais espaços para reduzir a carga tributária se o governo aumenta a sua máquina com cada vez mais cargos e contratações? Isso implica em menos verba para investimento público.
Não é possível que novamente o país perca a chance implementar uma política decente de investimentos. Ao invés disso, continua queimando a nossa sobra de caixa com despesas. Como ficará o PAC? Vai ser mais um projeto que não sairá do papel?
Uma coisa é certa: Sem investimentos em infra estrutura estaremos fora do páreo no mercado mundial. E quando a economia mundial reduzir o ritmo de crescimento, iremos nos arrepender desses falsos dias de sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário