Ouvimos e lemos muito sobre a relação risco x retorno. Entender o retorno é simples, mas como mensurar o risco? Essa variável é sempre uma incógnita para quem não conhece profundamente a engenharia financeira. Então vamos ao conceito básico do risco: É a possibilidade de perda ou prejuízo financeiro, ou como falamos em finanças, é a volatilidade ou oscilação do valor de um ativo. Exemplo: Ativo "A" pode ter um histórico de preço médio de cotação de R$10,00, mas sua variação em determinado período foi de 10% para maior ou para menor em relação ao valor do seu preço médio histórico. E o Ativo "B" pode possuir um mesmo histórico de preço médio do Ativo "A", porém a sua variação no mesmo período foi de 5% para maior ou para menor em relação ao seu preço médio. Concluindo, o Ativo "A" possui um risco maior que o Ativo "B", porém, poderá trazer um maior retorno do investimento.
Existe uma técnica que permite identificar o prêmio de risco de um ativo como sendo o prêmio de risco do mercado, ponderado do pelo risco do ativo. Esse é metodo do CAPM (Capital Asset Pricing Model) desenvolvido por William Sharpe. Isso significa identificar qual o valor da rentabilidade necessária para compensar um determinado nível de risco.
Para quem quiser conhecer mais sobre esse assunto, eu recomendo a leitura do livro Princípios da Administração Financeira - Lawrence J. Gitman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário