terça-feira, 23 de setembro de 2008

Foco no Resultado

Percebo que muitas pequenas e médias empresas buscam exigir dos seus colaboradores posturas de gestores e cobram maior foco no resultado, porém não disponibilizam treinamento e as ferramentas adequadas a esse tipo de gestão. Logo abaixo cito alguns poucos exemplos que observei ocorrer:
a) É cobrado das áreas comerciais e de processos busca das melhores margens de contribuição, maior valor agregado. Porém a empresa não possui apuração de custos. Como medir essa ação do comercial? Como saber se a área de vendas ou industrial está eficiente em seus processos?
b) Inexistência de feedback para os profissionais, ou como ocorre geralmente, os gestores não possuem uma gestão de indicadores que demonstre a evolução ou não de cada área. Inexiste uma avaliação formal de desempenhos dos profissionais.
c) Antes de definir os processos e métodos da sua empresa busca imediatamente um sistema de gestão e o implanta sem ter uma base preparada para essa ferramenta.
Cada empresa tem seu estilo próprio, seus pontos fortes e fracos. Ela deve ser analisada de forma especial pois tem uma cultura diferenciada, com colaboradores de diferentes níveis de conhecimento. E o segredo para as coisas darem certo é a simplicidade. Não existem pacotes ou ferramentas mágicas. Começar com um mínimo necessário, treinar, identificar o benefício da ferramenta e a partir daí ir incrementando. Mas é bom ficar claro que a disciplina e mudança de atitude e postura é essencial para o sucesso da melhoria do processo de gestão.

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