sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Planejamento Estratégico - Tópico I

Para entendermos o conceito de planejamento estratégico, temos primeiro que entender o significado de Estratégia. O estabelecimento desse conceito é bastante complexo, haja vista sua amplitude, como por exemplo, a estratégica tem a ver com o futuro da organização. Possui orientação para o longo prazo, ou seja, a visão de uma empresa é fundamental para a definição dos seus objetivos estratégicos. Ela envolve o comportamento de toda uma organização e sua capacidade de adaptar-se.
O comportamento dos envolvidos deverão ser canalizados para os objetivos estratégicos e devem atingir a todos os stakeholders (acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, executivos, etc).
Ela deve ser elaborada e entendida por todos na organização, pois ela define o caminho escolhido de como chegar ao objetivo final.
Assim podemos dizer que o planejamento estratégico é a maneira pela qual a estratégia é desenvolvida e implementada.
O grande desafio é fazer com que todas as pessoas da organização foquem suas ações em busca dos objetivos estratégicos. Sendo assim fica claro o quanto é importante medir o desempenho de todos os itens que impactam no desdobramento do planejamento estratégico.
Uma definição bastante interessante é a de Peter Drucker:
"planejamento estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos, organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.
Para que isso ocorra é imprescindível que o planejamento estratégico seja desmenbrado em ações de longo (estratégico), médio (tático) e de curto prazo (operacional).
O planejamento deve tornar o cada vez maior o que existe de bom em sua empresa e reduzir os impactos negativos das suas fraquezas. Busca de maior eficiência, eficácia e efetividade.
EFICIÊNCIA:
Resolver problemas; fazer as coisas da maneira adequada, cuidar dos recursos aplicados, cumprir o dever, reduzir custos.
EFICÁCIA:
Fazer as coisas certas, produzir alternativas criativas, maximizar a utilização dos recursos, obter resultados, aumentar lucro.
EFETIVIDADE:
Manter-se sustentável no ambiente, apresentar resultados globais ao longo do tempo, coordenar esforços e energias sistematicamente.
Fonte: Planejamento Estratégico (Idalberto Chiavenato e Arão Sapiro

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