quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O Processo do Planejamento Estratégico - Tópico II

O processo do planejamento estratégico constitui-se em:
1. Declaração da missão:
Define as responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define o negócio. É a resposta para a seguinte pergunta - Para que a organização existe?
2. Visão de negócio: É a imagem da organização no momento da realização das suas pretensões futuras. Responde a pergunta - Onde queremos chegar?
3. Diagnóstico Estratégico Externo: Busca identificar ameaças e oportunidades para alcançar os seus objetivos (missão/visão) . Avalia as dimensões competitivas e setoriais.
A formulação estratégica a partir da análise competitiva baseia-se nas 5 forças (Michael Porter):
- Poder de barganha dos clientes
- Poder de barganha dos fornecedores
- Ameaças de produtos substitutos
- Novos entrantes
- Concorrências atuais
4. Diagnóstico Estratégico Interno: Com base nas dinâmicas ambientais e relacionando os pontos fortes e fracos da organização, identifica-se as necessidades dos ajustes da organização para atingir os seus objetivos. O alinhamento dos disgnósticos externos e internos produzirão as premissas que servirão para a construção dos cenários.
5. Fatores-chave de sucesso: Através da metodologia do SWOT identifica-se todos os fatores determinantes de sucesso para o alcance dos objetivos da organização. Através desta metodologia foca-se todas as questões críticas que ameaçam o sucesso da organização.
6. Sistemas de Planejamento Estratégico: A finalidade do sistema de planejamento estratégico é a formulação de estratégias e sua implementação. Ou seja, construir ações que irão ajudar a organização a atingir seus objetivos (visão de negócio, missão e objetivos). São os chamados planos táticos.
7. Definição dos Objetivos: Como a organização possui uma gama de objetivos, ela deverá criar uma hierarquia de importância, de prioridade ou de urgência.
8. Análise dos Stakeholders: Identificar em cada grupo quais são os interesses e seu grau de influência com relação a missão da organização.
9. Formalização do Plano: O plano estratégico dará origem a plano táticos e operacionais, assim como programas ou projetos especiais, com a finalidade de atingir os seus objetivos. É um plano para ação.
10. Auditoria de Desempenho ou Avaliação de Resultados: Consiste em rever o que foi planejado, verificar a sua execução e os seus impactos. E assim decidir os próximos passos: continuidade ou mudanças de rumos.

Fonte: Planejamento Estratégico (Idalberto Chiavenato e Arão Sapiro)

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